quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

È o fim da saga Harry Potter


A escritora britânica J.K. Rowling, disse sentir-se desconsolada, porém está eufórica em terminar o tão esperado livro final de sua exitosa série de Harry Potter, entretanto não dá nenhuma pista sobre o destino do mago adolescente.

Em sua pagina na internet, Rowling falou a respeito das especulações sobre a morte de Harry no sétimo livro, “Harry Potter and the Deathly Hallows”, eu digo que seus seguidores ainda teriam que discutir sobre o final do livro, que será publicado em 21 de julho, afirma a autora.
Rowling, se transformou em multimilionária graças ao êxito da serie e dos filmes baseados em seus livros, a autora sempre disse que a história de Harry Potter acabaria no sétimo livro e que seria difícil disser adeus.
Fonte: http://actualidad.terra.es/cultura/
Texto original em Espanhol. Tradução: Nielsen Furtado


30º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA

Inscrições se prolongarão até 31 de março.

Cineastas e vídeomakers da América Latina e de países ibero-americanos participarão neste ano da grande festa dos 30 anos do Festival Guarnicê de Cinema. Promovido pela Universidade Federal do Maranhão, o festival acontecerá no período de 11 a 17 de junho, na cidade de São Luís do Maranhão. Nesta semana, a UFMA divulgou o regulamento oficial. As inscrições se prolongarão até 31 de março.

Para maiores informações, acesse o site: http://www.ufma.br

Macaco abraça para mostrar que é da paz


Sociedade primata se divide em subgrupos que se fundem e podem enfrentar tensões.Saudação diminui violência nesses casos; estudo pode explicar cumprimentos humanos.

Reinaldo José Lopes



Dois bandos de macacos do México podem ajudar a explicar um dos mais curiosos e disseminados costumes humanos: cumprimentar os conhecidos. Segundo um casal de pesquisadores, os bichos também adotam a prática, a qual desempenha a importante função social de reduzir os conflitos dentro de cada grupo. Um rápido abraço parece bastar para aliviar as tensões e evitar que a vida em bando gere brigas.
mias informações em:http://www.globo.com

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

DESRESPEITO


Ser desrespeitado no Brasil é uma coisa cotidiana. Desde os primórdios de nossa história, que o povo brasileiro é vitima de injustiças sociais. Quando o país ainda era colônia, os nascidos na província era descriminados em relação aos filhos de Portugal. Mesmo os negros não sendo, a principio, filhos do Brasil, foram vitimas das maiores barbaridades sociais já vistas nesse país. Cientistas políticos tentam afirmar que a nossa democracia é jovem ainda, infelizmente não concordo. As coisas não são tão simples assim, o fato é que os políticos se profissionalizaram e estão cada vez mais astutos e corporativistas. Para ainda falar nas injustiças sociais e nas disparidades da nossa sociedade, vou citar o caso dos aposentados, que trabalham a vida inteira de forma digna para terem na velhice uma aposentaria que lhe proporcione um padrão de vida razoável. Nossos velhinhos já foram chamados de vagabundos por FHC, e agora observam através da mídia o deboche da câmara dos deputados a toda sociedade brasileira. Dia 31 de janeiro deste ano foi publicado no Diário Oficial, que o ex-deputado federal do PP José Janene (PR), ex-mensaleiro, conseguiu uma aposentadoria integral de R$ 12.847,20, que foi um dos últimos atos do ex-presidente da Câmara Aldo Rebello (PCdoB-SP). Esses fatos mostram o corporativismo dos nobres deputados, pois dos 14 indiciados no mensalão, apenas 4 perderam o mandato. Isso é pouco caso com a sociedade, é uma vergonha ver esses casos aparecerem todos os anos, qual será o próximo escândalo? O próximo deboche? Quando a sociedade vai aprender a escolher seus representantes? José Janene, vá para o diabo que te carregue!!!!!!

Cultura



22/02/2007 - 17:42h
O Secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro, fez avaliação do carnaval maranhense. Ele também fez comentários sobre critérios de repasse de emendas à cultura beneficiando políticos aliados do Governo. "Emendas atrapalham o orçamento da Cultura", disse.

Joãozinho defende extinção de emendas
SÃO LUÍS - O Secretário de Cultura do Estado, Joãozinho Ribeiro concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, na Rádio Mirante AM, onde fez uma avaliação do carnaval maranhense e reconheceu algumas falhas no projeto de descentralização do carnaval de rua no Centro Histórico de São Luís. Segundo Joãozinho, as mudanças foram necessárias e discutidas com a participação dos órgãos públicos envolvidos com o carnaval e com quem faz a folia na cidade. - No geral, tivemos um carnaval tranqüilo e houve uma integração. O nosso carnaval tem uma pujança imensa. Ele tem uma característica da pluraridade. O maior exemplo foi a Tribo de Jah e o Bicho Terra ocupando o mesmo espaço num baile popular na Passarela do Samba - elogiou.Além do carnaval, Joãozinho Ribeiro comentou sobre a Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, em relação ao Maranhão.- Precisamos diversificar esse modelo de carnaval contempla bastante São Luís. É preciso haver uma certa racionalidade nesses recursos porque temos um grande carnaval no interior. Os municípios também tem de ser contemplados - argumentou. Questionado sobre os critérios de repasse de emendas à Cultura beneficiando políticos aliados do Governador Jackson Lago, o Secretário disse que trata-se de um modelo herdado.- Tenho criticado bastante a forma de como são utilizadas essas emendas. É necessário que o Governo tome uma medida administrativa importante com relação a elas, até porque contigenciam 1/3 do orçamento da Secretaria de Cultura para o fomento. Iremos conversar com a Assembléia Legislativa para que essa emenda seja abolida. Coloquei na reunião de Secretários de Cultura do Nordeste que essa prática acontecia no Maranhão e foi definida como uma espécie de "coronelismo cultural". Na minha opinião esse modelo consolida a falta de transparência - definiu.
FONTE: Imirante.com e Rádio Mirante AM

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Ferrari domina treino no Bahrein

Por Nielsen Furtado
A Ferrari, liderada por Felipe Massa, dominou os treinos realizados quinta-feira no autódromo do Bahrein. Os treinos foram realizados por algumas equipes visando a temporada 2007 da F1. Massa que realizou 86 voltas, cravou um tempo de 1min. 31seg766, ficando na frente do seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen. Nelsinho Piquet, da Renault, foi 12º colocado nos treinos. A temporada 2007 da F1 começa dia 18 de março, com o GP das Austrália, em Melbourne.

O Já Esperado Fracasso

Por Nielsen Furtado
Mais uma vez a Turma de Mangueira ficou pelo caminho. A escola ficou em 5º lugar com 246 pontos. O que mais me chama à atenção é o fato da Mangueira ficar atrás da Marambaia do Samba, que com 247 pontos ficou em 4º lugar. Não estou aqui desmerecendo a escola, longe de mim, mas o que ouvir pelas ruas do João Paulo era comentários favoráveis ao desfile feito pela Turma de Mangueira. O que existe na verdade é uma total desorganização por parte da ¿diretoria¿. As pessoas que estão à frente da escola têm que entenderem que a Mangueira é muito maior que qualquer briga de egos e falsos brios. Que a escola não seria campeã, isso eu já sabia. Seria até injusto com as outras agremiações que planejam e fazem um carnaval digno de ser assistido pela população de São Luis. Portanto, dou os parabéns para a bi campeã Favela do Samba que obteve 265,5 pontos na apuração dos votos, a escola homenageou o nosso cantor e compositor Zeca Baleiro, que participou do desfile, que diga-se de passagem estava muito bonito e organizado. Dou os parabéns também a Turma do Quinto que ficou com o vice-campeonato. Pra ter uma noção de como a Mangueira é desorganizada, é só ver a diferença de pontos entre a campeã e ela, o resultado é 18,5. Essa é a diferença entre quem trabalha com responsabilidade e quem é a mais pura desorganização. Ou alguém no bairro do João Paulo já se esqueceu como Renato Dionísio ganhou o concurso para samba enredo. Estou vingado, por que sabia que a escola ia fracassar, carnaval é trabalho e profissionalismo e não instrumento de briga de comadres e compadres que só sabem se aproveitar da verba que gira pela escola. Parabéns Mangueira pelo fiasco.

Egito

Blogueiro de 22 anos é preso. Por 'insultar o Islã'
Um blogueiro egípcio de 22 anos foi condenado a quatro anos de prisão nesta quarta-feira por "insultar o Islã" e ofender o presidente do país, Hosni Mubarak. Abdel Kareem Nabil, estudante, usou sua página na internet para criticar a universidade que costumava freqüentar, além do governo de Mubarak. Grupos internacionais de defesa dos direitos humanos protestaram contra a sentença e pediram a libertação do rapaz. Nabil era aluno da universidade de Al-Azhar, uma instituição islâmica. Em seu blog, o estudante reclamou dos professores e da direção, dizendo que cursava a "universidade do terrorismo". Nabil escreveu ainda que a universidade não permitia a livre manifestação de idéias, assim como o regime de Mubarak - que classificou de "um símbolo da ditadura". O estudante foi expulso da Al-Azhar no ano passado. A própria universidade pressionou a promotoria a levá-lo a julgamento. Pressão - A sessão que condenou Nabil, num tribunal da cidade mediterrânea de Alexandria, durou apenas cinco minutos. A sentença foi de três anos de prisão por insultar o Islã e mais um por insultar Mubarak. A pena poderia ter sido ainda maior: a promotoria queria condená-lo a nove anos de prisão. O Egito já havia detido vários blogueiros contrários ao governo no ano passado, mas só Nabil foi mantido preso e condenado. Para muitos, é um "recado" de Mubarak aos opositores. "Foi uma mensagem muito dura a todos os blogueiros que estão sendo vigiados pelo governo", disse Hafiz Abou Saada, presidente da Organização dos Direitos Humanos do Egito, em entrevista à agência de notícias Associated Press. "Eles agora sabem que a punição será severa." O governo dos Estados Unidos, que no passado condenou violações aos direitos humanos no Egito, não se manifestou. Dois parlamentares americanos, porém, enviaram cartas ao governo egípcio criticando a medida. Fonte: vejaonline
Por Nielsen Furtado
Essa é mais uma prova de que os países que são comandados por uma espécie de neo-teocracia, são intransigentes e desrespeitam princípios básicos e necessários à sociedade, uma é o direito à comunicação. Temos que nos mobilizar e dizer um não bastante grande para esses regimes autoritários que punem com a mordaça quem vai de encontro aos seus interesses. Desabafo desse blogueiro